Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário publica trabalhos originais com elevado mérito científico que contribuam para o estudo do Direito Sanitário.

Funciona sob o regime de recepção contínua de trabalhos e, eventualmente, emite editais de chamada de trabalhos.

Os Cadernos aceitam trabalhos para as seguintes seções:

1. Artigos científicos – resultados de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual (máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações);

2. Artigos de revisão – revisões críticas da literatura e trabalhos de natureza doutrinária sobre temas pertinentes ao campo do Direito Sanitário (máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações);

3 - Fórum – seção destinada à publicação de artigos de opinião coordenados entre si, de diferentes autores, versando sobre temas do Direito Sanitário de interesse atual (máximo de 6.000 palavras cada artigo);

4 - Jurisprudência e legislação comentadas – comentários sobre decisões judiciais e jurisprudência em matéria de Direito Sanitário e legislação sanitária (máximo de 3.000 palavras);

5 - Resenhas – resenhas analíticas de livros de Direito Sanitário, publicados nos últimos dois anos (máximo de 3.000 palavras e 1 ilustração);

6 - Cartas – críticas a matérias publicadas pelos Cadernos ou tratando de tema atual relevante pertinente ao Direito Sanitário e à Saúde Pública (máximo de 900 palavras e 1 ilustração); são publicadas a critério do Editor Científico e, quando se tratar de crítica à matéria publicada, são acompanhadas de resposta do autor do trabalho criticado (máximo de 900 palavras e 1 ilustração).

 

Preparação de originais

Todos os trabalhos submetidos a publicação nos Cadernos devem ser preparados em computador, utilizando fonte Arial 12 pt, com espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,4 cm, para serem impressos em papel A4, em um único lado da folha, e conter os seguintes elementos:

1. Página de rosto:

a. Título no idioma em o artigo está escrito e em inglês (máximo de 15 palavras);

b. Espécie de matéria (artigo científico, artigo de revisão, jurisprudência, resenha);

c. Nomes dos autores (na ordem em que serão publicados), com as respectivas formações profissionais, título acadêmico mais importante, cargos que ocupam e instituições às quais são vinculados, cidade e país;

d. No caso de a pesquisa que originou o trabalho submetido à publicação ter sido financiada, identificar o organismo financiador.

d. Nome, telefones e endereços postal e eletrônico (e-mail) do autor principal ou daquele que se responsabilizará pela comunicação com a revista.

2. Normas editoriais segundo a espécie de matéria:

2.1. Artigos científicos e de opinião

a. Título no idioma em que o artigo está escrito e em inglês (máximo 15 palavras);

b. Resumo estruturado em espanhol, português e inglês (máximo de 250 palavras; parágrafo único, espaço simples) contendo: objetivos ou propósito do estudo, metodologia, resultados e conclusões;

c. Descritores em espanhol, português e inglês (máximo 4);

d. Corpo do artigo com as mesmas partes do resumo, precedidas de uma introdução e/ou antecedentes;

e. Referências bibliográficas segundo a Norma ISO 690:2010 [1];

f. Ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, diagramas, desenhos, mapas, fotografias etc.) apresentadas em separado, com indicação de localização no corpo do artigo.

2.2.  Artigos de revisão

a. Título no idioma em que o artigo está escrito e em inglês (máximo de 15 palavras);

b. Resumo em espanhol, português e inglês (máximo de 250 palavras; parágrafo único, espaço simples) contendo, no mínimo, objetivos, resultados e conclusões;

c. Descritores em espanhol, português e inglês (máximo 4);

d. Corpo do artigo com as mesmas partes do resumo, precedidas de uma introdução e/ou antecedentes;

e. Referências bibliográficas segundo a Norma ISO 690:2010;

e. Ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, diagramas etc.) apresentadas em separado, com indicação de localização no corpo do artigo.

2.3.   Jurisprudência e legislação comentadas

a. Título no idioma em que o material está escrito e em inglês (máximo de 15 palavras);

b. Descritores em espanhol, português e inglês (máximo 4);

c. Corpo do artigo contendo os correspondentes comentários, e informando a ementa da lei ou decisão e o link que permita o acesso ao banco de dados informatizado que contém o material;

d.  Referências bibliográficas segundo a Norma ISO 690:2010.

2.4.  Resenhas

a. Título no idioma em que o material está escrito e em inglês (máximo de 15 palavras), com subtítulo que informe título e autor do livro resenhado;

b. Corpo da resenha;

c. Referências bibliográficas segundo a Norma ISO 690:2010;

d. Dados da edição do livro resenhado (título, autor, editor, data, outros elementos relevantes);

e. Ilustração (fotografia da capa ou do autor do livro resenhado, desenho) apresentada em separado.

2.5. Cartas

a. Texto da carta.



Processo de seleção e edição

Os materiais recebidos serão preliminarmente avaliados pelo Editor Científico quanto a sua adequação à linha editorial e às normas da revista.

Em caso positivo, uma segunda avaliação é feita por especialistas sob o regime de double-blind peer review.  Em caso negativo, os originais serão devolvidos com orientações pertinentes a serem feitas para adequá-lo.

Por recomendação dos avaliadores, do Editor Científico ou do Conselho Editorial, as matérias aceitas poderão ser re-editadas, disso resultando alterações do texto, supressão ou adição de ilustrações ou de outros elementos, correção ou adaptação de referências bibliográfica e citações. Nesses casos, a versão re-editada será submetida à aprovação do autor, antes da publicação.

 



[1] International Organization for Standartization / Organização Internacional para Padronização. Information and Documentation – guidelines for bibliographic references and citations to information resources. / Normas de apresentação, identificação e descrição bibliográfica para a redação de referências bibliográficas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo do trabalho foi preparado em Microsoft Word.
  2. O texto usa fonte Arial, 12 pt, espaço 1.5 em todas as partes do documento, exceto resumo/abstract e referencias.
  3. Contém folha de rosto com os seguintes elementos: título no idioma em que foi escrito e em inglês; autoria; endereços.
  4. Contém resumo em espanhol, português e inglês.
  5. Contém descritores (máximo de quatro) em espanhol, português e inglês (exceto resenhas).
  6. As referências bibliográficas seguem a norma ISO 690:2010.
  7. Tabelas, quadros, figuras e demais ilustrações contém títulos ou legendas e estão apresentadas cada uma em páginas separadas.
  8. O documento tem as dimensões normatizadas segundo a espécie de trabalho.
  9. Foi preenchido e assinado o Formulário de Cessão de Direitos Autorais.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter seu trabalho à publicação nos Cadernos, os autores declaram que o mesmo não foi publicado previamente e que não será apresentado a nenhuma outra revista antes de a decisão dos Cadernos ser conhecida.

Declaram-se, também, cientes de que mantém a propriedade intelectual sobre o seu trabalho, mas cedem os direitos autorais (copyright) sobre o mesmo para os Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, permitindo o download, a impressão, a cópia e o referenciamento do material, desde que citados autores e fonte, sem necessidade de autorização adicional dos autores ou da revista.

Declaram-se igualmente cientes de que a obtenção das permissões necessárias para reproduzir material protegido por direitos autorais e imagens de pessoas é de responsabilidade dos autores e que esses documentos foram por eles obtidos.

 O Formulário de Cessão de Direitos Autorais, apresentado a seguir, deve ser preenchido e assinado por todos os autores, digitalizado e transmitido junto com os materiais para o Editor Científico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 



CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO é uma publicação da REDE IBERO-AMERICANA DE DIREITO SANITÁRIO

ISSN 2358-1824

Em colaboração com: